quinta-feira, dezembro 21, 2006

Natal de Jesus ou Natal de aparências ?!?

Amigos e amigas estou de regresso às postagens, mas só agora, é que com os exames à porta não há tempo para mais nada...

Contudo, hoje quero dedicar uns minutinhos a um tema mais que falado, mas ao mesmo tempo, indispensável.

Refiro-me a esta época que nos encontramos a festejar e a "gastar". O Natal para os cristãos é, ou pelo menos deveria de ser, a comemoração do aniversário de nascimento de Cristo, mas todos sabemos que só assim é sentido por uma minoria de pessoas, se é que essa minoria existe. Para muitos o Natal é sinónimo de gastos absurdos, consumo em massa, correrias eufóricas atrás dos mais "bombásticos" produtos. Um autêntico jogo de aparências causado pela incapacidade de resistir às técnicas de markting das montras das grandes superfícies comerciais. Se aquele amigo me oferece uma prenda de 10 euros então eu vou ter que lhe dar no mínimo uma retribuição desse valor para não me sentir envergonhado. Uma verdadeira falácia de "sentimentos".

O verdadeiro Natal é o de Cristo, pois sem Cristo não teríamos Natal. A própria palavra Natal deriva do étimo latino "natalis,-is", que significa "dia-do-nascimento", assim sendo, festejar o Natal é comemorar, recordar o dia-de-nascimento de Cristo. Mas, na verdade, damos presentes a toda a gente menos ao aniversariante. Para além disso até mesmo no acto de oferecer estamos a errar. Se as ofertas que fazemos fossem um símbolo da nossa presença na vida do outro seria então uma óptima atitude, mas na verdade o que fazemos é dar um presente para substituir a nossa presença na vida do outro, do género: "dou-te isto e vou-me embora porque já aqui ficas com uma lembrança minha para te recordares de mim, e adeus, vou-me embora". E pronto, na casa da outra pessoa fica a nossa ausência representada por um presente, um presente a substituir-nos.
Será que este é o Natal que Cristo quer para nós? Pois, muito sinceramente eu acho que não. O verdadeiro Natal é eu sair do meu comodismo e entregar-me ao outro que nem um sorriso tem, que nem um naco de pão pode trincar, porque nem isso tem. O verdadeiro Natal é eu passar frio durante um dia para aquecer alguém que passa frio durante todo o ano. Era lindo, não era? Pois era. Mas... mas... mas... são tantos os "mas" que colocamos á frente da nossa entrega ao próximo. É tão lindo dizer: "ah e tal, eu sou católico mas não sou praticante", pois... tá tudo dito...


Desejo a todos um Santo e Verdadeiro Natal na companhia dos mais pobres, ou pelo menos dos mais cridos, e eu ano novo cheio de solidariedade e Missão.

São os meus sinceros votos para todos


*****

2 Comentários:

Blogger Daniel Carvalho Domingues disse...

Solstício de Inverno é o momento em que a Terra está naquele ponto da sua órbita onde um dos pólos da Terra está mais afastado do Sol. Marca o inicio do Inverno.

Na realidade, a data de 25 de dezembro não é a data real do nascimento de Jesus. A Igreja entendeu que devia cristianizar as festividades pagãs que os vários povos celebravam por altura do Solstício de Inverno.

Foi por isso que, segundo certos eruditos, o dia 25 de dezembro foi adoptado para que que a data coincidisse com a festividade romana dedicada ao "nascimento do deus sol invencível", que comemorava o Solstício do Inverno. No mundo romano, a Saturnália, festividade em honra ao deus Saturno, era comemorada de 17 a 22 de dezembro; era um período de alegria e troca de presentes. O dia 25 de dezembro era tido também como o do nascimento do misterioso deus persa Mitra, o Sol da Virtude.

Assim, em vez de proibir as festividades pagãs, forneceu-lhes simbolismos cristãos e um nova linguagem cristã.

Um dia chegou a Coca-Cola e lançou o pai natal no formato que hoje conhecemos. E todo o mundo economico, no sentido de converter os povos, usou esse mesmo dia para o seu Deus consumista!

Afinal de tudo, independentemente das religiões católica, romana politeista, persa, economista e consumista, todos usam esse simbolico dia de Inverno!

Estará uma errada e as outras certas? Cada um tem a sua religião, e comemora como melhor achar.

Abraço!

12:10 da manhã  
Blogger Tiago Marchão disse...

Meus sinceros agradecimentos pelos votos de Festas Felizes...
Um dia destes temos que tomar um cafezinho....

3:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home