sexta-feira, outubro 06, 2006

A sombra que repousa sentada à sombra de outra sombra

Já alguma vez viste uma sombra? Já? Sério?

Já tinha visto muitas sombras, muitas, mas mesmo muitas sombras, daquelas sombras que projectam no chão o vulto de outrem. Mas, neste feriado comemorativo do 863º aniversário da Independência de Portugal (5 de Outubro de 1143) e do 96º da Implantação da República (5 de Outubro de 1910) vi uma sombra, especial, sentada num banco abandonado, de entre os muitos, no Jardim Botânico de Coimbra. Não, não era a sombra de D. Afonso Henriques. Mas, era uma sombra. Uma sombra especial, bonita.

Ao vê-la tentei aproximar-me, mas, era uma sombra tão tímida que nem me quis ver, muito menos me quis falar. Então, limitei-me a contemplá-la. Tentei tirar-lhe uma fotografia mas nem isso ela deixou. Apenas consegui fotografar o banco onde , há instantes, ela havia estado sentada. Ela fugiu, fugiu de mim. Mas nem assim deixou de ser uma sombra especial, "sui generis", ela, uma sombra diferente. Por instantes sonhei tornar-me numa sombra, assim, especial. Mas, diz-me, como é que algo ou alguém que não é especial se pode tornar numa sombra especial? Como? Será fácil? Será impossivel?


Pois, tantas interrogações e nenhuma resposta. A única coisa que te consigo dizer é que não desisti de procurar aquela sombra. Não, não se pode desistir assim tão facilmente de encontrar algo tão especial, é que o raio da sombra era mesmo bonita.

Olhei para trás e pareceu-me ver a mesma sombra sentada à sombra da sombra de uma árvore, uma daquelas árvores de nome estranho, proveniente da Austrália, uma árvore enorme, tão grande quanto a beleza do país de onde provém. Mas não era. Era apenas a minha sombra. A sombra de alguém que se deslocava em busca de uma sombra e que acabou por encontrar a sua própria sombra. Ás vezes a vida faz-nos destas partidas. Faz-nos procurar aquilo que está dentro de nós próprios, como quem procura a Paz desconhecendo que ela está dentro de si mesmo. É verdade. Nunca tinhas ouvido isto? O homem tem a paz, mas não sabe. É só fechar os olhos e olhar para dentro de si mesmo. A paz tem-se vindo a perder em labirintos de pensamentos poluídos pela falta de amor. Descobri que afinal tenho sombra. Descobri que a minha sombra está poluída. Não por falta de amor, mas sim, por falta de amor.

Não fotografei a minha própria sombra porque não me fotografei a mim mesmo. Mas, era bom que o tivesse feito. Talvéz assim conseguisse olhar para mim mesmo. Queres ser o meu espelho? Queres reflectir a pessoa que eu sou, para eu me poder ver? Queres? Olha que é muito fácil. Reflectir os defeitos dos outros é tão fácil. Sério, nunca experimentaste? Dificil é observares os teus próprios defeitos, porque os dos outros é fácil.

Fiquei sem sombra. Fiquei sem a memória da minha sombra. Fiquei sem sombra.

Mas,continuo a ser EU.

E este continua a ser o banco onde a minha sombra esteve sentada à sombra de outra sombra. Mas foi só e apenas a minha sombra. Eu não estive.












Este é o tão falado banco, o banco onde outrora uma sombra se sentou à sombra de outra sombra. Mas, onde está a sombra? Onde estou eu? Apenas sei onde está o banco, de resto, não sei mais nada...

E tu, sabes alguma coisa? Sabes onde estás? Sabes onde está a tua sombra? Ou apenas sabes onde está o teu banco?

Encontra-te a ti mesmo e encontrarás a tua sombra, sentada à sombra de outra sombra.

A essa sombra eu chamo "Amor".

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

ola!!bem o texto esta fantastico..tu es fantastico...e isso faz de ti a pessoa especial que es!tenhu pena que nem todas as pessoas percebam o texto, contudo a sombra do qual ele fala percebeu o texto e ficou muito contente por ser assim tao especial e principalmente por te fazer tao feliz. continua assim a ser como es e seras muito mesmo muito feliz ao meu lado porque nao te vou desiludir...digo apenas para acabar que te amo e isso fax a diferença porque estarei sempre ao teu lado..serei sempre a tua sombra que se esconde por detras de outra sombra tambem muito importante!
********bjinhux***amt mt

5:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home