quarta-feira, outubro 25, 2006

Fotojornalismo - a nova paixão

Amigos e amigas desta vez a minha escrita dirige-se a uma nova paixão.

Até há bem pouco tempo não podia nem ouvir falar de fotografia. Desde sempre me lembro das controvérsias entre mim e o meu pai quando ele me queria tirar uma fotografia para mais tarde recordar. Nunca gostei muito disso. A verdade é que “Deus escreve direito por linhas tortas” e eis que agora me encontro aficionado por esta arte. Agora arrependo-me de outrora não ter deixado o meu pai disparar contra mim. Nem sempre a memória é suficiente para guardar todas as recordações. É certo que o facto de eu me estar a iniciar neste mundo fantástico da fotografia se deve também à sua polivalência. Ou seja, dentro da interdisciplinaridade da Arqueologia também se insere a fotografia. Mas este apaixonante “hobby “ não nos permite parar. Agora dou comigo constantemente a pegar na máquina e a sair porta fora para captar umas imagens. É realmente apaixonante.

Para nos iniciarmos nesta área, entre outras possibilidades, uma delas é começar por praticar sozinho, cometendo erros, aprendendo com esses erros e com os concelhos de amigos ou conhecidos mais experientes. Uma outra forma é começar a fazer uns trabalhinhos para um jornal, seja ele impresso ou on-line, já para não falar em tirar-se um curso, o que é de facto muito bom.

Comigo está a acontecer um bocadinho de tudo isto. Conversa com amigos, troca de ideias, ensinamentos recíprocos, uns trabalhos para o Jornal Universitário de Coimbra em: http://www.acabra.net. Vão-se conhecendo fotógrafos dos mais diversos pasquins e com eles novas dicas técnicas surgem.

O fotojornalismo é, sem duvida, um estar á hora certa no momento certo e olhar para a coisa certa na hora certa. É fascinante.

Para quem não sabe exactamente do que falo ao referir-me a fotojornalismo deixo um texto da “Wikipédia, a enciclopédia livre”, que pode ajudar.

“Fotojornalismo é a prática do jornalismo por meio da linguagem fotográfica em substituição da linguagem verbal. O fotojornalismo preenche uma função bem determinada e tem características próprias. O impacto é o elemento fundamental. A informação é imprescindível, assim como o elemento da actualidade e do interesse social. É na fotografia de imprensa, um braço da fotografia documental, que se dá o grande papel da fotografia de informação, o fotojornalismo. É no fotojornalismo que a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. E essas informações podem ser passadas, com beleza, pelo simples enquadramento que o fotógrafo tem a possibilidade de fazer. Nada acontece hoje nas comunicações impressas sem o endosso da fotografia. Existem, basicamente, três géneros de fotografia jornalística:

As fotografias sociais: nessa categoria estão incluídas a fotografia política, de economia e negócios e as fotografias de factos gerais dos acontecimentos da cidade, do estado e do país, incluindo a fotografia de tragédia.

As fotografias de desporto: nessa categoria a quantidade de informações é o mais importante e o que influi na sua publicação.

As fotografias culturais: esse tipo de fotografia tem como função chamar a atenção para a notícia antes de ela ser lida e nisso a fotografia é única. A fotografia a preto-e-branco publicada em jornais existe há mais de cem anos e é uma das características do fotojornalismo. A fotografia a cores começou a ganhar espaço nos anos 70 em revistas, agora é o mais comum.”

In: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotojornalismo

Actualmente dispomos da mais complexa e diversificada gama de produtos. Desde as máquinas digitais compactas às encorpadas reflex de objectivas amovíveis. O que manda é a carteira, pois, como em tudo, a profissionalismo requer elevados custos, mas os resultados compensam e a paixão aumenta à medida dos resultados.


Citando Furio Colombo: "É ao fotojornalista que a realidade concede aquele instante único que altera para sempre a experiência de todos".






Foto: D.R.




Esta é a verdadeira essência do fotojornalismo: olha, capta, sente e transmite.


Para quem nunca experimentou o meu concelho é, experimente e divirta-se!



1 Comentários:

Blogger Daniel Carvalho Domingues disse...

lino, mas onde estao os restantes posts?? morreste pra blogosfera??

abraço

3:27 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home