quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Cachimbo - uma nova paixão, um novo amigo

Partilho convosco uma nova paixão.

Mais que um simples acto de intelectualidade ou prazer fumar cachimbo é uma arte.

Noutro dia, no Largo do Chiado,junto à celebre estátua de Fernando Pessoa, entrei na Casa Havaneza, especialista em cachimbos e charutos desde 1864, e conversei durante mais de uma hora com uma das colaboradoras. A sua forma simples e culta de partilhar comigo os seus conhecimentos sobre a arte de se fumar cachimbo fizeram-me vir para casa devorar páginas e páginas de artigos sobre o assunto disponíveis na web. No dia seguinte, já com a lição estudada, regressei à loja e comprei o meu primeiro cachimbo, as ferramentas necessárias e uma saqueta de tabaco Dinamarquês da marca Borkum Riff com ligeiro sabor e aroma a Champanhe.

No outro dia, à conversa com o meu primo, sem dúvida um dos meus melhores amigos, descobri que há mais de quarenta anos, quando regressou da Guerra Colonial (Moçambique) também ele comprou um cachimbo, mas apenas o utilizou uma vez. Eis o meu segundo cachimbo, mas este com um valor sentimental acrescido e incalculável.

Possuidor de dois cachimbos, ambos com o fornilho fabricado em madeira de raíz de Urze, dou agora os meus primeiros passos nesta arte sem fim.


Aos interessados deixo por curiosidade alguns links acerca da temática:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Cachimbo

http://jopa.no.sapo.pt/cachimbo/cachimbo.htm

http://atabacariaonline.shopping.sapo.pt/ATabacariaOnline/tabid/64/CategoryID/184/List/1/Level/1/Default.aspx

http://www.cachimboclube.pt/

http://www.amigosdocachimbo.com.br/artigos/art_cachimbo01.htm

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

mas que misticos que estamos;)
inês

2:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home