sexta-feira, julho 28, 2006

Barragem do Azibo e observatório ornitológico: em plena sintonia

Durante esta minha recente estadia, de cerca de um mês e meio na Associação Terras Quentes, tive o privilégio de poder acordar todos os dias pelas 6 da manhã e contemplar (ainda que com os olhos entreabertos) o esplendor fascinante do sol da aurora sobre as águas estáticas da Barragem do Azibo. Ao anoitecer o sol descia calmamente para que eu me pudesse deleitar com tamanho e belo jogo de cores no seu pôr.


A barra
gem (albufeira) do Azibo encontra-se situada no concelho de Macedo de Cavaleiros, Distrito de Bragança, entre as freguesias de Salselas, Vale da Porca, Santa Combinha e Podence. Tem uma construção em "terra batida" e serve sobretudo para o abastecimento das áreas agrícolas do concelho, assim como para o abastecimento de água potável às freguesias. Possui uma praia fluvial , com Bandeira Azul e é um local muito procurado turisticamente, sobretudo pela pesca (Lúcio, Carpa e Achigã) mas também pela caça.

Ao longo da margem que circunda grande parte da barragem encontram-se alguns observatórios para observação das diversas espécies de aves que vivem e se reproduzem nesta área.

Num dos meus percursos pedestres, pela tardinha fresca de um sábado transmontano, de botas nos pés e máquina fotográfica ao pescoço não queria perder nem um segundo a oportunidade de registar paisagens, natureza, água, árvores, flores, aves - VIDA que prolifera este espelho de água; um dos maiores da Europa.

Não quero deixar de partilhar convosco alguns desses registos fotográficos.

Esperando que gostem e que fiquem com água na
boca para uma possível visitinha.




(Fig. 1) - Vista exterior e diagonal de um exemplar observatório. Barragem do Azibo, Julho de 2006. Nikon D50 Digital Reflex, By Tiago Lino.






(Fig. 2) - Observação por meio de uma das janelas do observatório.







(Fig. 3) - Vista pelo interior por meio de três janelas de observação.










(Fig. 4) - Enquadramento de folhagem
arbórea e do restante meio
envolvente e periférico da
barragem.






2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Para mais informação acerca da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo, consultar http://www.azibo.org. Site muito Giro

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

No texto dizes ou sugeres que se pode caçar e pescar na Albufeira do Azibo.... Atenção a Albufeira do Azibo está inserida no que se denomina Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo ...nesta área é proibido caçar e pescar só nas zonas pré estabelecidas para esse efeito... Aliás as Instalações em que estiveste e que foram provisóriamente cedidas à Associação Terras Quentes, são as instalações do Núcleo Central da PPAA, onde deveriam estar biólogos e zoólogos e para onde futuramente vai a Ecoteca de Macedo de Cavaleiros.. este complexo está já dentro da zona que foi considerada pela UE Reserva Natura 2000... Quanto ao trabalho meritório da Terras Quentes na Arqueologia ... fico contente por saber que gostaste e que é Bom... Abraços, Xutos e pontapés...
PS: Consulta o Site oficial da PPAA em www.azibo.org...

7:51 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home