domingo, julho 16, 2006

Um exemplo verdadeiramente exemplar


Amigos, a Arqueologia em Portugal, tal como outras áreas culturais, é um meio pequeno e tendencialmente propicio a invejas e elitismos sempre na busca incessante da obtenção de lugares de destaque no mercado de trabalho do nosso país.
Não quero tomar posição crítica acerca deste tema, contudo, quero dar um exemplo de como neste mundo específico ainda existem oásis. Refiro-me à "Terras Quentes - Associação de Defesa do Património Arqueológico de Macedo de Cavaleiros. O primeiro contacto que tive com esta associação foi no período de 28 de Junho a 14 de Julho na escavação do povoado romano de Terronha de Pinhovelo e de 17 de Julho a 28 do mesmo mês na escavação do povoado romano do Cramanchão - Concelho de Macedo de Cavaleiros. Para além de tudo o que aprendi ao nível técnico-científico também foram muitos os ensinamentos de carácter humano. A persistência e a dedicação levam o homem a alcançar os seus objectivos, por isso não tenho dúvidas de que o notável percurso de apenas quatro anos de existência desta associação é fruto de muita vontade, dedicação e persistência. É um exemplo vivo de como ainda é possível fazerem-se em Portugal grandes obras humanas, científicas e culturais, nomeadamente no caso específico da arqueologia. Ver - (www.terrasquentes.com.pt)


Ao Mestre Carlos Mendes, ao Dr. João Pedro Tereso, à Dra. Helena Barranhão e à Mestre Miriam deixo as minhas palavras de estima, amizade e gratidão por tudo o que ensinaram e pelo gosto que revelaram em ensinar aos outros aquilo que outrora outros lhes ensinaram. Muito Obrigado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

<< Home